Por que o domínio do Bitcoin não é mais relevante para o Crypto

O domínio do bitcoin é uma métrica que pesa a quota de mercado da moeda criptográfica superior contra o resto do espaço criptográfico, incluindo Ethereum, Polkadot, Cardano, e outros altcoins. Durante anos, os analistas a utilizaram como uma ferramenta para prever as divergências entre altcoins e Bitcoin.

Entretanto, recentemente, a métrica perdeu praticamente todo o significado, e poderia explicar por que ela não fez mais nada além de tendências de lado durante semanas a fio. Eis porque o domínio do BTC não é mais uma medida relevante na criptografia.

Por que Bitcoin continua a ser a moeda criptográfica mais dominante hoje

Anos atrás, Satoshi Nakamoto projetou o primeiro sistema de caixa digital peer-to-peer e nasceu a indústria da moeda criptográfica. O advento do Bitcoin, também trouxe consigo uma revolucionária tecnologia de livro-razão distribuído chamada Blockchain.

Bitcoin o ativo, seguro por criptografia e um mecanismo de consenso, não pode ser duplicado, mas a tecnologia sobre a qual foi construído foi adaptada de muitas maneiras únicas desde então. O Ethereum, por exemplo, vincula contratos inteligentes a transações para que aplicações descentralizadas possam ser executadas na cadeia de bloqueio.

Desde então, foram criados milhares de altcoins que competem por participação de mercado com a Bitcoin.

Quando a altcoins ganhou domínio sobre a Bitcoin no final de 2017 e início de 2018, a métrica se tornou particularmente útil para a análise técnica e previsão da relação normalmente imprevisível entre a BTC e a altcoins.

Dominância do BTC: Não há mais uma métrica confiável para medir Crypto

Como os altcoins comercializam principalmente contra o USD e o BTC, nem sempre seguem as mesmas tendências e padrões que o Bitcoin segue. Os analistas já haviam utilizado efetivamente o domínio da BTC, mas sua utilidade começou a desvanecer-se. Por quê? Porque os ativos digitais estão transcendendo a definição do que é uma altcoin, e a dominância da BTC não consegue acompanhar a inovação no mercado como uma métrica em si.

Isso significa que há um mar de moedas em trocas descentralizadas, uma explosão de NFTs, e vários outros ativos baseados em cadeias de bloqueio que não estão incluídos na métrica popular.

O melhor exemplo de domínio perdendo sua importância, é devido ao fato de que as altcoins têm tido um desempenho tão bom, superando a Bitcoin no ROI em toda a maior parte da classe de ativos, ainda assim a métrica permanece firme em cerca de 60%, onde agora passou várias semanas consolidando-se.

Um movimento explosivo poderia resultar devido a uma consolidação tão demorada, no entanto, o que poderia estar acontecendo é a medida perder qualquer utilidade remanescente como ferramenta para medir as tendências do mercado de criptografia.